Efetuar o login no Help Desk para baixar a instalação completa no link http://helpdesk.nexterp.com.br - caso não lembre a senha,
clique no link "Esqueceu a senha?"
Efetuar o download conforme imagem acima
Confirmar as solicitações de segurança do windows |
Clicar em avançar |
Clicar em aceitar os termos de contrato e avançar |
Digitar a senha (disponível no link para download no help desk) |
Recomendável instalar o sistema no diretório padrão C:\NeXT_ERP\ |
Clicar em avançar |
Clicar em instalar |
Instalação em andamento |
Após a instalação do sistema, é necessário a instalação do Microsoft
SOAP DSK e MySQL ODBC Driverr |
|
Após a instalação, execute o sistema. Na primeira
execução o sistema irá detectar que se trata de uma nova instalação e irá
exibir uma mensagem para configurar o
banco de dados. Digite as credenciais enviadas para logon no Help Desk
para efetuar a configuração automática do acesso ao banco de dados.
Usuário
inicial: admin
Senha
inicial: senha (altere a senha de
administrador após o primeiro login; basta ir no módulo CADASTROS>Alterar
Senha)
Ao iniciar o NeXT ERP pela primeira
vez, é necessário inserir os dados cadastrais da(s) empresa(s) - insira os
dados cadastrais completos e as informações fiscais de acordo com as
informações do contador da empresa
Após o
usuário cadastrar a(s) empresa(s), o sistema irá pedir para reiniciar.
Selecione a empresa e a tela de ativação de licença será exibida (para versão
licenciada, enviar o código do usuário gerado via help desk ou email para
ativação).
Após o sistema
reiniciar, selecione a empresa e clique em “OK”.
Obs.: se
existir somente uma empresa , o sistema automaticamente irá selecionar a
empresa cadastrada.
Botões de
comando padrão para todas as telas:
|
<Procurar>
registro |
||
|
Busca
avançada de CEP |
||
|
<Novo>
registro |
||
|
<Salvar>
registro |
||
|
<Excluir>
registro |
||
|
<Próximo>
registro |
||
|
Registro <Anterior> |
||
|
<Procurar>
registro |
||
|
<Limpar>
campos e posicionar para busca ou novo registro |
||
|
<Sair>
da tela atual |
||
|
<Baixar>
registro |
||
|
<Imprimir> |
||
|
<Mapa
de localização> (obs.: necessária conexão com a internet) |
||
|
<Ok> |
Interface - Cadastro de clientes
O NeXT ERP
possui uma interface padrão para todas as funcionalidades do sistema.
Entendendo a interface do cadastro de clientes, por exemplo, o usuário já
estará familiarizado com o software.
Exemplo da
interface do software:
Digite o
código do cliente, clique em <Procurar> ou tecle <F2> para
procurar clientes Clique
no ícone dos correios para a busca avançada de CEP
Abrir
site da Receita Federal/SINTEGRA e consultar os dados cadastrais do cliente Botões
de comando 1 –
Novo: Cadastrar um novo cliente 2 –
Salvar: Incluir ou alterar o cliente 3 –
Excluir: Excluir o cliente selecionado 4 –
Próximo: Navega para o próximo cliente 5 –
Anterior: Navega para o cliente anterior 6 –
Procurar: filtro para busca de clientes 7 -
Imprimir dados cadastrais do cliente 8 - Help 9 –
Limpar: limpar todos os campos 10 –
Sair: sai do cadastro de clientes
Passo a
passo para cadastrar um novo cliente
No menu
cadastro, ao clicar em <Clientes>, o formulário estará com os campos
Clique em
<Novo>. O foco estará no campo <Nome>. Digite os dados do cliente,
e clique em <Salvar>. Uma caixa de mensagem será exibida com o código do
novo cliente, e a tela retornará ao estado inicial (novo cliente ou buscar
cliente existente).
Passo a
passo para consultar e/ou alterar um cliente
Clique em
<Limpar> se a tela estiver com algum cliente selecionado. Digite o código
do cliente seguido de <Enter>, ou clique em <Procurar> ou tecle
<F2> para procurar clientes.
Na procura,
digite parte do nome ou razão social do cliente, e clique em <Procurar>.
Selecione o registro, clicando 2 vezes sobre o cliente.
Na tela de
clientes, está disponível o histórico de pedidos do cliente (vendas efetuadas
para o cliente selecionado), anotações e contatos (útil para inserção de
anotações importantes, por ex.: ramo de atividade, e os contatos pessoais) e o
histórico financeiro (contas a receber do cliente). Ao clicar 2 vezes sobre um registro no histórico de
compras do cliente, o pedido de venda será visualizado. Ao clicar 2 vezes sobre
um registro no histórico financeiro, o contas a receber correspondente será
visualizado.
Para alterar
algum campo do cliente selecionado, digite os dados no campo a alterar, e
clique em <Salvar>.
Para excluir
o cliente, clique em <Excluir>, e confirme.
O cadastro
de clientes é utilizado no módulo de vendas e financeiro (contas a receber).
Para buscar
um endereço a partir do CEP, ou um CEP a partir de um endereço ou parte dele,
clique no ícone dos correios.
Por exemplo,
escolha o tipo de logradouro (Avenida) , a UF, digite “Paulista” no campo
endereço e clique em <Ok>.
Para
selecionar um logradouro, clique 2 vezes sobre o item. Automaticamente, os
campos no cadastro de clientes serão atualizados com o endereço completo.
Utilidades,
Facilidades e Guia visual
Digitação de dados - Formatações
automáticas
·
Campos tipo valor (R$)
Digite
somente a parte numérica e a vírgula para decimal (por exemplo, 12345,67). Ao
sair do campo, automaticamente será formatado (exemplo, 12.345,67).
·
Campos tipo data (DD/MM/AAAA)
Digite
somente a parte numérica da data, e os 2 últimos dígitos do ano (por exemplo,
051108). Ao sair do campo, automaticamente será formatado (exemplo,
05/11/2008).
A navegação
entre campos poderá ser feita pela tecla Enter
ou Tab.
Telas com Grids
(barras/grades divisórias horizontais e verticais)
Ao clicar na
maioria das telas que contém grids com dados, o registro selecionado será
exibido em detalhes.
3. Implantação do NeXT ERP passo a
passo
Acessar as
configurações do sistema pelo menu Administrador.
Na primeira
aba das configurações do sistema, as principais definições que a empresa
precisa verificar se é necessário alterar são as casas decimais para valor,
quantidade e peso. A empresa também poderá configurar um papel de parede
personalizado para todos os desktops.
Na parte de
impressão, definir qual dos códigos dos produtos (sequencial, barras, original
ou fabricante) deverá ser impresso nos orçamentos, pedidos e notas fiscais.
Na parte emails, a empresa poderá
configurar o sistema para integração com Outlook, enviar emails pelo servidor
da NeXT Software, ou definir o SMTP da empresa para envio direto pelo sistema
(esse ítem também pode ser configurado pelo menu administrador -> configurar
email)
Diretórios - caso a empresa possua um
servidor de arquivos, definir o diretório compartilhado (por exemplo
\\SERVIDOR\NeXT_ERP\)
Na parte Produtos/Estoque, configurar
as opções destacadas de acordo com as necessidades da empresa
Tributação/Impostos - o sistema vem
pré-configurado com as opções mais comuns. Verificar as informações fiscais
junto a contabilidade (CFOP padrão, CST/CSOSN). O sistema poderá ser
configurado com as opções de tributação por CFOP clicando em "parametrização
por CFOP".
As definições de CST de ICMS, IPI,
PIS, COFINS poderão ser definidas por CFOP - verificar os principais CFOP´s
utilizados pela empresa e configurar as opções fiscais de acordo com as
informações da contabilidade da empresa
Configuração para cálculo automático
do ICMS-ST - Clicar no no botão "parametrização NCM x UF x IVA" caso
a empresa trabalhe com produtos com ICMS-ST - configurar todos os NCM´s e UF´s
de acordo com as informações da contabilidade da empresa
Na parte de vendas/orçamentos,
definir as opções de acordo com as necessidades da empresa - o sistema poderá
ser configurado para não realizar venda sem produto em estoque, bloquear as
informações de vendas e clientes entre os vendedores, bloquear alterações de
preço, desconto máximo permitido, entre outras opções
Na parte NOTA FISCAL ELETRÔNICA,
configurar o email da contabilidade e as numerações iniciais das notas (caso a
empresa já tenha emitido notas fiscais por outros sistemas).
Ao terminar
as configurações, clicar no primeiro botão "SALVAR" e fechar a tela
de configurações do sistema.
Informar os
dados completos do produto com a classificação fiscal (NCM) de acordo com as
informações da contabilidade da empresa. A foto do produto poderá ser
cadastrada clicando no botão "inserir foto".
Após
cadastrar os produtos, é necessário informar ao sistema a quantidade em estoque
dos produtos. Pelo menu estoque/suprimentos, abrir a tela para inserção das
quantidades em estoque.
Efetuar a
contagem de estoque e inserir as quantidades no sistema por produto. Ao
terminar a lista, clicar em SALVAR.
Cadastro de Produtos, Estoque e
Fornecedores pelo XML da NF-e de compra
Se a empresa
possuir as notas fiscais de compra dos fornecedores
O sistema já
vem com condições de pagamento pré-cadastradas. Incluir as condições de
pagamento e quantidade de parcelas utilizadas pela empresa.
Acessar o
cadastro de contas pelo menu cadastros -> financeiro -> contas bancárias
Cadastrar as
contas correntes utilizadas pela empresa e selecionar uma das contas como
preferencial. A geração de boletos está disponível para o Banco Itaú (em
desenvolvimento para as próximas versões os principais bancos).
Funcionários/Usuários do sistema
A empresa
deverá cadastrar os usuários com acesso ao sistema e definir a senha inicial.
Após esse procedimento, criar o perfil do novo usuário pelo menu administrador
-> controle de acesso. Nessa tela o administrador do sistema deverá definir
o que cada usuário terá acesso ao sistema.
O perfil
poderá ser criado por usuário individual ou por departamento. No exemplo do
usuário desse perfil definimos os acessos somente a orçamentos, pedidos e ordem
de serviço.
Ao efetuar o
logon, somente esses ítens estão disponíveis conforme imagem abaixo.
O perfil
deverá ser criado por empresa, possibilitando assim ao administrador definir o
perfil do usuário por empresa. Caso o perfil não seja cadastrado, o usuário não
terá acesso ao sistema/empresa.
O cliente
deverá ser cadastrado com as informações completas a atualizadas. Os dados
poderão ser consultados no site da RFB ou SINTEGRA (pessoa jurídica). O sistema
abre via browser e as informações poderão ser copiadas e coladas no cadastro.
Efetuando vendas de produtos e
emissão de nota fiscal (NF-e)
A empresa
poderá gerar orçamentos, baixar os orçamentos para pedidos, e baixar os pedidos
para emissão de nota fiscal eletrônica. Poderá também gerar o orçamento e
emitir NF-e diretamente, ou digitar a nota fiscal diretamente sem necessidade
de pedido ou orçamento.
Para gerar
um orçamento, segue os passos:
1) Clicar no
primeiro botão "novo registro"
2)
Selecionar a condição de pagamento
3)
Selecionar o cliente pelo código ou pelo botão "procurar" em amarelo
ao lado do código do cliente
4) Inserir
os produtos, quantidades e preços e clicar em + para adicionar os ítens na lista
5) Clicar em
SALVAR
Impressão do Orçamento
Clicar no 6o
botão para efetuar a baixa/aprovação do orçamento. O sistema irá pedir a
confirmação da aprovação e baixa do orçamento para pedido de venda.
O sistema
irá abrir a tela de pedido de venda com os dados do orçamento. Confirmar os
dados no botão SALVAR.
Após
confirmar o pedido, o sistema irá gerar os registros no módulo financeiro
(contas a receber) e a movimentação de estoque dos produtos.
Pedido de
venda com as parcelas geradas no contas a receber. Para gerar a NF-e desse
pedido, clicar no botão NF-e (11o.botão).
Confirmando
a geração da NF-e, o sistema irá abrir o transmissor e conectar com o
webservice da NeXT Software para processamento da nota fiscal e envio p/ SEFAZ.
Após o
processamento, o DANF-e poderá ser impresso.
Gerando boletos das vendas efetuadas
Para gerar
os boletos, clicar no botão $ na tela de nota fiscal ou pedido de venda, clicar
no registro e ao abrir a tela clicar no botão "boleto". Os boletos
também podem ser enviados por email em lote pelo menu cobrança.
As baixas
dos boletos poderão ser importadas pelo sistema. O banco irá gerar o retorno
CNAB, pelo internet banking baixe o arquivo e importe pelo sistema pelo menu
cobrança -> baixar duplicatas pelo arquivo retorno.
Emitindo Carta de Correção
Eletrônica (CC-e)
Emissão de nota fiscal eletrônica complementar de ICMS no NeXT ERP
Em casos em que houver erros de lançamento
1) Cancelar a NF-e: Observando o prazo permitido.
2) Emitir uma carta de correção eletrônica (CC-e): Somente para
retificar informações de cadastro;
3) Emitir uma NF-e complementar: Somente para dados do(s) produto(s).
Sempre que, por qualquer motivo, o ICMS ou IPI for lançado a menor, deverá ser
emitida nota fiscal complementar realizando os acertos necessários.
NF-e normal + NF-e complementar = operação real
Para emissão de NFC no NeXT ERP, clique no menu Notas Fiscais -> Nota Fiscal
Eletrônica Complementar
No exemplo abaixo, o produto foi vendido a 4% de ICMS, quando na verdade seria
18%. Portanto:
Base de Cálculo R$ 575,00 x alíquota ICMS 4% = R$ 23,00 valor emitido
Base de Cálculo R$ 575,00 x alíquota ICMS 14% a complementar = R$ 80,50 valor a
complementar
É necessário preencher os valores a complementar de todos os produtos. Muitas
empresas de contabilidade informam para o cliente que é só preencher o valor
total a complementar, sendo que dessa forma a NF-e não é autorizada pela Sefaz.
Selecionar a NF-e a referenciar,
clicar nos produtos, complementar os valores e confirmar as alterações |
Verificar os valores totais e
adicionar informações complementares conforme instruções da contabilidade -
salvar a nota fiscal e o sistema irá transmitir a NF-e complementar para a
SEFAZ |
Efetuando vendas de produtos a
consumidor final no PDV (NFC-e)
|
Marcar a opção para habilitar a
emissão de NFC-e no cadastro de empresas |
|
Iniciar a Venda-PDV |
|
Venda de produtos ao consumidor |
|
Teclando F5 o sistema irá finalizar
a venda |
|
Transmissão da NF-e em andamento |
|
Cupom Fiscal Eletrônico impresso -
Testes com impressora Sweda - Substituindo o antigo ECF |
Emissão de RPS (recibo provisório de
serviços) e conversão para NFS-e (nota fiscal de serviços eletrônica)
Abaixo passo a passo para emissão de NFS-e pelo NeXT ERP
(exemplo para Prefeitura de Santos - GINFES)
Emissão da nota fiscal pelo menu Notas Fiscais -> Emissão
de Nota Fiscal de Serviços (Prestador) - várias notas fiscais podem ser
cadastradas para envio em um único lote
Após o cadastro da nota fiscal, gerar o lote de RPS pelo
menu Notas Fiscais -> Gerenciador de RPS/NFS-e -> 3o. botão (gerar lote
RPS para envio)
Pelo site da Prefeitura, selecionar Recibo Provisório -> Enviar
Arquivo - selecionar o lote gerado pelo NeXT ERP
Após o processamento do lote, marcar o número do protocolo
para consultar o lote e obter o arquivo retorno para baixa no sistema
Pelo menu Recibo Provisório -> Consultar Lote ->
digitar o número do protocolo do lote processado
Clicar no arquivo retorno do lote e salvar em um diretório
(pasta).
Pelo menu Notas Fiscais -> Gerenciador RPS/NFS-e ->
clicar no 4o. botão (processar arquivo retorno RPS) - após o processamento do
arquivo retorno o NeXT ERP irá enviar aos clientes a NFS-e via email
RPS convertida em NFS-e
Abaixo instruções passo a passo para emissão de NFS-e
(prefeitura) e NF-e (estado) a partir de uma ordem de serviço:
Confirmando a aprovação da O.S. , o
botão para emissão de NF-e estará habilitado |
Após confirmação da baixa da ordem
de serviço, o NeXT ERP irá abrir 2 telas para confirmar a emissão da nota
fiscal eletrônica (NF-e) e nota fiscal de serviços (NFS-e / RPS) - selecionar
condição de pagamento nas 2 telas e salvar |
Após confirmação da emissão de NF-e
para a SEFAZ/SP, visualização do DANFe dos produtos da ordem de serviço
emitida |
Após confirmar emissão da NFS-e,
clicar no menu notas fiscais -> gerenciador RPS -> Gerar novo lote RPS |
Entrar no site da prefeitura com
certificado digital (nota fiscal paulistana) http://nfpaulistana.prefeitura.sp.gov.br |
Após processamento pelo site da
prefeitura, efetuar download do arquivo de retorno para processamento no NeXT
ERP |
Clicar em "processar arquivo
retorno do RPS" no gerenciador de RPS do NeXT ERP - selecionar arquivo
retorno em formato TXT |
Existem 4 códigos no cadastro de
produtos/peças que podem ser utilizados nas impressões e na NF-e (DANFe) |
No exemplo o sistema vai ser
configurado para utilização do código do fabricante para impressão do código
alfanumérico nos pedidos, orçamentos e NF-e (alterar e clicar em
"salvar") |
Na inserção do produto nos
orçamentos, pedidos e NF-e o código alfanumérico também pode ser utilizado |
4. Funcionalidades - MÓDULO CADASTROS
Módulo
utilizado para manipular todas as informações necessárias para a integração de
todos os outros Módulos, pois para iniciar o trabalho no ERP é necessário
incluir todas as informações sobre clientes, funcionários, fornecedores,
produtos, conta corrente etc.
Clientes (Ctrl+F1) – veja o
vídeo aqui
Cadastro de clientes, com opção de visualização de histórico de compras e
duplicatas pendentes, se existir.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno do cliente no sistema |
Nome/Razão
Social |
Alfanumérico |
Nome ou razão
social do cliente |
Nome
fantasia |
Alfanumérico |
Nome
simplificado |
Tipo de
pessoa |
Opção |
Física ou
jurídica |
CPF/CNPJ |
Numérico |
CPF/CNPJ
do cliente |
RG/Inscrição
Estadual |
Numérico |
RG/IE do
cliente |
CEP |
Numérico |
Digite o
CEP ou clique no ícone dos correios para busca avançada |
Mapa de
localização |
Opção/Função |
Clique no
ícone para exibição do mapa de localização |
Endereço |
Alfanumérico |
Endereço
(logradouro e número apenas) |
Complemento |
Alfanumérico |
Complementação
do endereço com número do apartamento, bloco, conjunto, etc. |
Bairro |
Alfanumérico |
Bairro |
Cidade |
Alfanumérico |
Município |
UF |
Combo |
Selecionar
o estado |
País |
Combo |
Selecionar
o país |
Telefone |
Numérico |
DDD e
telefone |
Fax |
Numérico |
DDD e
telefone |
Celular |
Numérico |
DDD e
telefone |
Email |
Alfanumérico |
Email |
Site |
Alfanumérico |
Site |
Observações |
Alfanumérico |
Observações |
Plano
de Contas |
Combo |
Selecionar
o plano de contas relacionado ao cliente (opcional) |
Profissão/Ramo
de atividade |
Alfanumérico |
Profissão/Ramo
de atividade do cliente |
Tipo de
Cliente |
Combo |
Seleção do
tipo de cliente (revenda, consumo final, etc) |
Tabela
de preços |
Combo |
Seleção
específica (previamente estabelecida) sobre preços de venda |
Vendedor |
Alfanumérico |
Nome do
vendedor que efetuou a venda (opcional/necessário para geração de comissões) |
SUFRAMA |
Numérico |
Número de
inscrição no SUFRAMA (se necessário) |
Endereço
de Cobrança |
|
Endereço
de cobrança do cliente |
Endereço
de Entrega |
|
Endereço
de entrega do cliente |
Para
adicionar contatos do cliente:
Digite o
nome, departamento e telefone, e clique em <Adicionar contato>.
Fornecedores (Ctrl+F2) – veja o
vídeo aqui
Cadastro de
fornecedores, com opção de visualização de histórico de vendas e duplicatas a
receber, se existir.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno do fornecedor no sistema |
Nome/Razão
Social |
Alfanumérico |
Nome ou
razão social do fornecedor (obrigatório) |
Nome
fantasia |
Alfanumérico |
Nome
simplificado |
Tipo de
pessoa |
Opção |
Física ou
jurídica |
CPF/CNPJ |
Numérico |
CPF/CNPJ
do fornecedor |
RG/Inscrição
Estadual |
Numérico |
RG/IE do fornecedor |
CEP |
Numérico |
Digite o
CEP ou clique no ícone dos correios para busca avançada |
Mapa de
localização |
Opção/Função |
Clique no
ícone para exibição do mapa de localização |
Endereço |
Alfanumérico |
Endereço |
Bairro |
Alfanumérico |
Bairro |
Cidade |
Alfanumérico |
Município |
UF |
Combo |
Selecionar
o estado |
Telefone |
Numérico |
DDD e
telefone |
Fax |
Numérico |
DDD e
telefone |
Celular |
Numérico |
DDD e
telefone |
Profissão/Ramo
de atividade |
Alfanumérico |
Profissão/Ramo
de atividade do fornecedor |
Email/site |
Alfanumérico |
Email ou
site |
Plano
de Contas |
Combo |
Selecionar
o plano de contas relacionado ao fornecedor (opcional) |
Observações |
Alfanumérico |
Observações |
Ø CONTATOS |
|
|
Nome |
Alfanumérico |
Nome do
contato |
Departamento |
Alfanumérico |
Departamento/setor/função
do contato |
Telefone |
Numérico |
DDD e
telefone |
Ramal |
Numérico |
Ramal |
Email |
Alfanumérico |
Endereço
eletrônico do contato |
Para
adicionar contatos do fornecedor:
Digite o
nome, departamento e telefone, e clique em <Adicionar contato>.
É utilizado
para cadastrar uma empresa (filial ou matriz) e controlar distintamente cada
empresa no sistema. Os dados do módulo cadastros (clientes, fornecedores,
produtos) são visíveis a todas as empresas. Os dados de estoque e financeiro
são particulares de cada empresa. O logotipo cadastrado será exibido nos
relatórios automaticamente.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno da empresa no sistema |
Razão
Social |
Alfanumérico |
Razão
social da empresa (obrigatório) |
CNPJ |
Numérico |
CNPJ da
empresa |
Inscrição
Estadual |
Numérico |
Inscrição
estadual |
CNAE
(Classificação Nacional de Atividades Econômicas) |
Numérico |
Código do
CNAE (opcional/se necessário) |
CEP |
Numérico |
Digite o
CEP ou clique no ícone dos correios para busca avançada |
Endereço |
Alfanumérico |
Endereço
da empresa |
Bairro |
Alfanumérico |
Bairro da
empresa |
Cidade |
Alfanumérico |
Município |
UF |
Combo |
Selecionar
o estado |
Telefone |
Numérico |
DDD e
telefone |
Fax/Celular |
Numérico |
DDD e
telefone |
Email |
Alfanumérico |
Endereço
eletrônico do fornecedor |
Site |
Alfanumérico |
Endereço
da página na Internet do fornecedor |
Ø IMPOSTOS |
|
|
IRPJ |
Porcentagem |
Valor do
IRPJ |
PIS/PASEP |
Porcentagem |
Valor do
PIS/PASEP |
CSLL |
Porcentagem |
Valor da
CSLL |
INSS |
Porcentagem |
Valor do
INSS |
ISS |
Porcentagem |
Valor do
ISS |
Para inserir
o logotipo da empresa, clique em <Inserir Logo> e procure a imagem
Funcionários/Vendedores (Ctrl+F3) – veja o
vídeo aqui
É utilizado
para cadastrar um funcionário e inserir o acesso ao sistema através de login e
senha.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno do funcionário no sistema |
Nome do
funcionário |
Alfanumérico |
Nome do
funcionário (obrigatório) |
Data de
admissão |
Data |
Data de
admissão do funcionário |
Centro
de custo |
Combo |
Centro de
custo ou departamento do funcionário (obrigatório). Esse item é cadastrado no
menu Cadastro -> Centro de Custo |
Cargo |
Combo |
Cargo do
funcionário (obrigatório). Esse item é cadastrado no menu Cadastro
-> Cargos |
Remuneração |
Valor |
Remuneração
do funcionário |
Horário
de trabalho |
Hora |
Horário de
trabalho do funcionário |
Comissão
(%) |
Porcentagem |
Percentual
de comissão do funcionário (se vendedor). Para cálculo de comissão do
vendedor, esse campo é obrigatório. |
CPF |
Numérico |
CPF do
funcionário |
RG |
Numérico |
RG do
funcionário |
Tipo de
contrato |
Combo |
Tipo de
contrato do funcionário. Esse item é cadastrado no menu Cadastro -> Tipo de contrato |
Banco |
Combo |
Dados
bancários do funcionário |
Agência |
Numérico |
Dados
bancários do funcionário |
Conta |
Numérico |
Dados
bancários do funcionário |
Mapa de
localização |
Opção/Função |
Clique no
ícone para exibição do mapa de localização |
Endereço |
Alfanumérico |
Endereço
do funcionário |
Bairro |
Alfanumérico |
Bairro do
funcionário |
CEP |
Numérico |
Digite o
CEP ou clique no ícone dos correios para busca avançada |
Cidade |
Alfanumérico |
Município
do funcionário |
UF |
Combo |
Selecionar
o estado |
Telefone |
Numérico |
DDD e
telefone |
Celular |
Numérico |
DDD e
telefone |
Email |
Alfanumérico |
Email do
funcionário |
Razão
Social |
Alfanumérico |
Empresa do
funcionário se ele for pessoa jurídica |
Nome de
acesso ao sistema |
Alfanumérico |
Login de
acesso do funcionário. O administrador terá que liberar o acesso aos ítens no
controle de acesso. Para o funcionário logar, somente é necessário o login,
com a senha em branco. É possível alterar a senha posteriormente no menu
Cadastro -> Alterar Senha |
Serviços/Mão
de obra (Ctrl+F6)
– veja o vídeo aqui
É utilizado para
cadastrar os serviços prestados pela empresa, custos e mão de obra.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Descrição |
Alfanumérico |
Descrição do
serviço ou mão de obra efetuado |
Unidade |
Combo |
Seleção do
valor unitário do serviço. Selecionável por unidade, peça, caixa, pacote,
hora, etc. Por exemplo.: visita técnica; custo por hora = R$ 65,00; Mão de
obra sobre troca de uma unidade de uma peça qualquer = R$ 10,00 |
Valor |
Numérico |
Valor do
serviço/mão de obra prestada, seguindo a seleção de unidade (se
existir/necessário). |
Garantia |
Alfanumérico |
Informação
sobre tempo de garantia (se existir) do serviço prestado. |
Transportadoras – veja o vídeo aqui
É utilizado
para cadastrar transportadores, caso o pedido de venda seja por entrega via
transportadora.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Razão
Social |
Alfanumérico |
Nome da
prestadora do serviço |
Tipo de
pessoa |
Opção |
Informação
sobre pessoa física ou jurídica e número do cadastro (CFP ou CNPJ) |
IE |
Alfanumérico |
Inscrição
Estadual |
CEP |
Numérico |
Busque ou
informe o CEP da transportadora. Para buscar, utilize o botão dos Correios |
Endereço |
Alfanumérico |
Endereço
da transportadora, com opção de visualização do mapa de localização, bastanto
clicar no ícone |
Bairro |
Alfanumérico |
Nome do
Bairro. Caso a entrada correta do CEP, este campo é automaticamente preenchido,
bem com o Endereço. |
Cidade |
Alfanumérico |
Nome da
cidade, automaticamente preenchido se utilizado o CEP correto |
UF |
Combo |
Seleção da
UF ou automaticamente preenchido se utilizado o CEP correto. |
Telefone |
Numérico |
DDD e
telefone |
Fax |
Numérico |
DDD e número
do Fax |
E-mail/Site |
Alfanumérico |
Endereço
eletrônico e/ou página na Internet da transportadora |
Observações |
Alfanumérico |
Observações
relevantes sobre o serviço, prestadora e outros. |
Ø VEÍCULOS |
|
|
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Placa |
Alfanumérico |
Informação
da placa do(s) veículo(s) utilizados |
UF |
Combo |
Seleção da
UF da placa do veículo |
Descrição |
Alfanumérico |
Descrição
do veículo |
Para adicionar os veículos utilizados
pelo transportador, preencha a placa do veículo, UF e descrição, e clique em
Condições
de pagamento – veja o
vídeo aqui
É utilizado
para todas as transações de compra e venda, permitindo o parcelamento para
geração automática de lançamentos no contas a pagar e a receber.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Descrição |
Alfanumérico |
Descrição
da condição de pagamento (obrigatório) |
Conta a
creditar |
Combo |
Conta
relacionada à condição de pagamento (opcional). Se selecionada uma conta,
todos os registros gerados com essa condição de pagamento será
automaticamente relacionada à essa conta. |
Plano
de Contas |
Combo |
Selecionar
plano de contas relacionado a condição de pagamento (opcional). |
A prazo
? |
|
Se a
condição de pagamento for a prazo, clique na caixa de seleção |
Quantidade
de parcelas |
Combo |
Se for a
prazo, selecione a quantidade de parcelas |
Tabela
de parcelamento |
|
Preencha a
quantidade de dias entre as parcelas e acréscimo, se existir |
PRODUTOS
> Produtos (Ctrl+F5) – veja o vídeo aqui
É utilizado
pelos Módulos de estoque, compra e venda. A tela de produto permite visualizar
todos os dados do produto e foto, além do histórico de vendas. O produto poderá
ter uma composição, na aba <Composição do Produto>.
Os itens em
combo são todos cadastrados no sistema (marca, modelo, unidade, tamanho, grupo,
subgrupo).
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Descrição |
Alfanumérico |
Descrição
do produto (obrigatório) |
Unidade |
Combo |
Unidade de
medida do produto. Esse item é cadastrado no menu Cadastro -> Produtos
-> Unidades de medida |
Tamanho |
Combo |
Tamanho do
produto. Esse item é cadastrado no menu Cadastro -> Produtos -> Tamanho |
Peso |
Numérico |
Peso do
produto |
Marca |
Combo |
Marca do
produto. Esse item é cadastrado no menu Cadastro -> Produtos -> Marcas |
Modelo |
Combo |
Modelo do
produto. Esse item é cadastrado no menu Cadastro -> Produtos -> Modelos |
Garantia |
Alfanumérico |
Informação
sobre garantia do produto |
Cor |
Combo |
Cor do
produto. Esse item é cadastrado no menu Cadastro -> Produtos -> Cor |
Grupo
do produto |
Combo |
Grupo do
produto (obrigatório). É importante separar os produtos por grupo de subgrupo
para um melhor controle de estoque. Esse item é cadastrado no menu Cadastro
-> Produtos -> Grupos de Produtos. |
Subgrupo
do produto |
Combo |
Subgrupo
do produto relacionado ao grupo. Esse item é cadastrado no menu Cadastro
-> Produtos -> Subgrupos de Produtos. |
Localização
no estoque |
Combo |
Localização
do produto no estoque. Esse item é cadastrado no menu Cadastro -> Produtos
-> Locais. |
Código
de barras |
Numérico |
Código de
barras do produto formato EAN13 |
Código
original da peça |
Alfanumérico |
Código
original do produto (informado pelo fabricante). Opcional e útil para busca
de produtos inserindo o código e apertando a tecla <Enter> |
%
Comissão |
Numérico |
Informação
da porcentagem sobre comissão de venda do produto |
Id
integra |
Alfanumérico |
Integração
com Tray commece |
Código
do produto similar |
Numérico |
Digite o
código do produto similar ou clique no ícone ao lado <Procurar>. Esse
item é muito útil para agrupar produtos similares. Por exemplo, um produto
original poderá ter vários paralelos similares. |
Descrição
do produto similar |
Alfanumérico |
Detalhes
sobre produto similar |
Preço
de custo |
|
Preço
formado se o produto tiver uma composição. |
Preço
de compra |
Valor |
Preço de
compra do produto |
Margem
de lucro |
Numérico |
Informação
sobre a porcentagem lucrada |
Preço
de venda |
Valor |
Preço de
venda do produto (obrigatório) |
ICMS
(%) |
Porcentagem |
Percentual
de ICMS |
Red.
ICMS (%) |
Porcentagem |
Percentual
da redução do ICMS |
Red.
ICMS ST (%) |
Porcentagem |
Percentual
da redução do ICMS Substituição Tributária |
IPI (%) |
Porcentagem |
Percentual
de IPI |
Subst.
(%) |
Porcentagem |
Percentual
da Substituição Tributária |
IVA (%) |
Porcentagem
|
Percentual
sobre o IVA |
CST
ICMS |
Numérico/Seleção |
Código da
situação tributária (3 dígitos ou utilize o botão “Assistente” para
selecionar) |
CST
COFINS |
Numérico/Seleção |
Código da
situação tributária (3 dígitos ou utilize o botão “Assistente” para
selecionar) |
CST
IPI |
Numérico/Seleção |
Código da
situação tributária (3 dígitos ou utilize o botão “Assistente” para
selecionar) |
CFOP |
Combo |
Classificação
fiscal do produto. Esse item é cadastrado no menu Cadastro -> Produtos
-> Classificação Fiscal |
Aplicação |
Alfanumérico |
Campo
aberto para informar a aplicação do produto. |
Ø ABA “ESTOQUE” |
|
|
Estoque
mínimo |
Numérico |
Quantidade
de itens em estoque mínimo (obrigatório). Importante para controlar a margem
de produtos a repor. |
Estoque
máximo |
Numérico |
Quantidade
de itens máximos em estoque. |
Saldo
atual |
|
Informa o
saldo atual do produto em estoque. |
Saldo
anterior |
|
Informa o
saldo anterior à última venda do produto. |
Saldo
atual (R$) |
|
Valor em
R$ do produto em estoque. |
Saldo
anterior (R$) |
|
Valor
anterior em R$ do produto em estoque. |
Custo
médio (R$) |
|
Custo
médio do produto |
Custo
médio anterior (R$) |
|
Custo
médio anterior do produto |
Dt. Da
última compra |
Numérico |
Data da
última compra do produto |
Dt. Da
última venda |
Numérico |
Data da
última venda do produto |
Total
de vendas |
Numérico |
Cálculo
das vendas efetuadas do produto |
Composição do Produto - Para trabalhar com
produtos compostos, inclua a composição digitando o código do produto composto
ou clicando no ícone ao lado <Procurar>. Logo após selecionar o produto,
digite a quantidade do produto a compor e o preço unitário e clique em
<Adicionar ítem>.
Ao clicar 2
vezes sobre um item no histórico de vendas do produto, o pedido de venda será
visualizado.
Unidades de Medida
É utilizado
para cadastrar unidades específicas. O sistema já possui em seu banco de dados
as unidades mais utilizadas.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Descrição |
Alfanumérico |
Descrição
do tipo de unidade |
Localização de Estoque – veja o vídeo aqui
É utilizado
para cadastrar os locais onde estarão os produtos. Muito útil para organizar
produtos do estoque e para os cadastros posteriores de controle de acesso/grupo
e subgrupo de produtos. No exemplo, foram utilizadas “salas”, mas poderiam ser:
lojas, filiais, prateleiras, corredores, andares, etc.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Descrição |
Alfanumérico |
Descrição
da localização |
Cores
É utilizado
para cadastro das cores dos produtos.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Descrição |
Alfanumérico |
Descrição
da cor |
Marcas (Fabricantes) – veja o vídeo aqui
É utilizado
para cadastrar as marcas dos produtos. Muito útil para separação de um mesmo
tipo de produto e/ou modelo por marca específica.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Descrição |
Alfanumérico |
Descrição/nome
da marca |
Modelos – veja o
vídeo aqui
Segue o
mesmo parâmetro do cadastro por marcas. É utilizado para cadastro dos modelos e
posterior organização por: marca, grupo, subgrupo, localização de estoque, etc.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Marca |
Seleção |
Marca/fabricante
pré-cadastrado anteriormente |
Descrição |
Alfanumérico |
Descrição
do modelo |
Tamanho
É utilizado
para cadastrar tamanhos específicos de produtos similares (mesma finalidade,
por exemplo).
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Descrição |
Alfanumérico |
Descrição
do tamanho |
Grupo de produtos – veja o
vídeo aqui
É utilizado
para cadastrar um grupo de produtos especifico, facilitando na composição do
estoque posteriormente, organização de produtos similares, etc.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Descrição |
Alfanumérico |
Descrição
do grupo de produtos |
Subgrupo de produtos – veja o vídeo aqui
Segue o
mesmo parâmetro do grupo de produtos, detalhando por tipo/modelo/finalidade,
etc. Com os grupos devidamente cadastrados, é possível separar produtos
similares, mas para finalidades diferentes, por exemplo: GRUPO:Memória, SUBGRUPO:
para notebook.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Descrição |
Alfanumérico |
Descrição do subgrupo de produtos |
FINANCEIRO > Contas Bancárias – veja o vídeo aqui
É utilizado
para cadastrar as contas correntes da empresa, e é utilizado nos Módulos de
compras, vendas e financeiro.
No menu “Financeiro
> Bancos”, é possível visualizar informações sobre os Bancos
cadastrados no sistema, alterá-los ou cadastrar informações sobre seu Banco
preferencial.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Banco |
Combo |
Instituição
financeira da conta. Esse item é cadastrado no menu Cadastro -> Financeiro
-> Bancos. |
Agência |
Numérico |
Número da
agência |
No. Da
conta |
Numérico |
Número da
conta |
Gerente |
Alfanumérico |
Nome do
gerente da conta |
Telefone |
Numérico |
Telefone
do gerente da conta |
Ramal |
Numérico |
Ramal do
gerente da conta |
Conta
preferencial ? |
|
Se
selecionado, essa conta será a padrão para as contas a pagar e receber
geradas automaticamente pelos Módulos compras e vendas. |
Tipo de
conta |
Opção |
Selecione
o tipo de conta |
Saldo
inicial |
Valor |
Saldo
inicial da conta no ato do cadastro |
Saldo
atual |
|
Saldo
atual da conta |
Limite
de crédito |
Valor |
Limite de
crédito da conta |
Valor
utilizado |
|
Valor
utilizado do limite de crédito |
Estoque > Tipo de movimento
Parametrização
ou inclusão de tipos de movimentos no estoque.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Descrição
|
Alfanumérico |
Descrição
do tipo de movimento |
Tipo de
movimentação |
Opção |
Seleção do
tipo de movimentação (Entrada ou Saída) |
Movimenta
quantidade ? |
Opção |
Selecionar
se movimenta a quantidade em estoque |
Atualiza
custo médio ? |
Opção |
Selecionar
se atualiza o custo médio do produto |
Estoque > Tipo de documento
Inserção,
modificação e visualização das informações do tipo de documento para
movimentações no estoque.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Descrição |
Alfanumérico |
Descrição
do tipo de documento |
Tributação > Operações Fiscais (CFOP) – veja o vídeo aqui
Parametrização
dos CFOPs pré-cadastrados no sistema. Necessária a complementação com as demais
informações tributárias para o cadastro dos produtos posteriormente.
Campo |
Formato |
Descrição |
CFOP |
Numérico |
Código da
operação fiscal |
Natureza
da operação |
Alfanumérico |
Descrição
da operação fiscal |
Descrição
abreviada |
Alfanumérico |
Descrição
parcial ou abreviada da operação fiscal |
CST
ICMS |
Numérico/Seleção |
Código da
situação tributária (3 dígitos ou utilize o botão “Assistente” para selecionar) |
CST PIS
|
Numérico/Seleção |
Código da
situação tributária (3 dígitos ou utilize o botão “Assistente” para
selecionar) |
CST
COFINS |
Numérico/Seleção |
Código da
situação tributária (3 dígitos ou utilize o botão “Assistente” para
selecionar) |
CST IPI
|
Numérico/Seleção |
Código da
situação tributária (3 dígitos ou utilize o botão “Assistente” para
selecionar) |
Entrada
(Pedido de Compra/NF) |
Opção |
Sim =
Marcado; Não = em branco |
Saída |
Opção |
Sim =
Marcado; Não = em branco |
Pedido |
Opção |
Sim =
Marcado; Não = em branco |
Gerar
faturamento |
Opção |
Sim =
Marcado; Não = em branco |
Gerar
movimentação de estoque |
Opção |
Sim =
Marcado; Não = em branco |
Observações |
Alfanumérico |
Observações
relevantes (opcional) |
Plano de Contas (Ctrl+F4) – veja o vídeo aqui
É utilizado
para cadastrar os planos de contas e suas ramificações. Por padrão, o sistema
já vem com as despesas e receitas cadastradas, podendo ser
modificado o código no cadastro. Para ramificar as duas formas padrão de
movimentação financeira, basta dar sequência ao código, como no exemplo abaixo:
Aqui, temos
as despesas, com código 1; sua primeira ramificação é despesas com os fornecedores que, sequencialmente, é a 1.1. A segunda ramificação é
despesas com custos fixos (1.2),
e, em sequência, dois tipos de custos fixos: Aluguel e Telefonia (1.2.1 e 1.2.2, respectivamente). Existem duas maneiras de visualização: por
LISTA (acima) e por “PASTA” (ramificação), como abaixo:
Toda “raíz”
(pai) é do tipo sintética, e toda
ramificação (filha) é analítica.
Para seguir sequencialmente, é necessária a seleção do grupo, tipo de conta e conta correspondente.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Código
estendido |
Alfanumérico |
Código
estendido, necessário para as ramificações dos grupos “despesas” ou
“receitas” |
Grupo |
Seleção |
Selecione
o grupo correspondente à conta inserida/modificada |
Tipo de
conta |
Combo |
“Sintética”
para raízes (contas pai) e “Analítica” para ramificações (filhas) |
Descrição |
Alfanumérico |
Descrição do
tipo de movimento |
Conta
correspondente |
Combo |
Seleção da
conta correspondente |
Botão |
|
Altera
para a visualização “Estrutura” do Plano de contas |
Botão |
|
Altera
para a visualização “Lista” do Plano de contas |
Centro de Custos – veja o
vídeo aqui
É utilizado
para cadastrar os departamentos da empresa. Util caso existam funcionários e serviços de determinado
departamento, bem como movimentos e cadastros posteriores, e também para
parametrização do sistema por centro de custos (departamento) específico.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Descrição |
Alfanumérico |
Descrição
do departamento |
Última
atualização |
Numérico |
Data da
ultima atualização |
Saldo
anterior |
Numérico |
Saldo
anterior do centro de custos |
Saldo
atual |
Numérico |
Saldo
atual do centro de custos |
Saldo
do exercício |
Numérico |
Saldo
total do centro de custos |
Caixa – Terminais
É utilizado
para cadastrar os caixas/terminais existentes. Necessário caso possua um PDV
(ponto de vendas).
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Descrição |
Alfanumerico |
Descrição
do caixa/terminal |
Ativo ?
|
Opção |
Marcado =
sim; Em branco = não |
Data da
última abertura |
Numérico |
Informação
da data da última abertura do caixa/terminal |
Data do
último fechamento |
Numérico |
Informação
da data do último fechamento do caixa/terminal |
Último
funcionário ativo no caixa |
Alfanumérico |
Nome do
funcionário que por último operou o caixa |
Cargos – veja o
vídeo aqui
É utilizado
para cadastrar os cargos que serão exercidos pelos funcionários. Necessário
para cadastro completo de funcionários, complementando o Centro de Custos e
movimentações financeiras.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Descrição |
Alfanumérico |
Descrição
do cargo |
Histórico de lançamentos – veja o vídeo aqui
É utilizado
para inserção dos tipos de histórico de lançamentos financeiros.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Histórico |
Alfanumérico |
Descrição
do lançamento |
Observações & Textos – veja o vídeo aqui
É utilizado
para cadastrar observações por padrão, que poderão ser usadas em descrições e
complementações de outros cadastros ou movimentos. Quando salvas, as
observações estarão sempre disponíveis quando houver o campo “Observações”.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Observação |
Alfanumérico |
Descrição
da observação |
Tipo de contrato
É utilizado
para cadastro do tipo de contrato do funcionário ou prestador de serviço.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Descrição |
Alfanumérico |
Descrição
do tipo de contrato |
Outras funções
Tabelas auxiliares
Banco de
dados auxiliar com diversas utilidades:
siglas das UFs, municípios, alíquota de ICMS por Estado (UF), registro
de status, frequência de pagamento, código da situação tributária e CNAE.
Alternar Empresa (Shift+F11)
É utilizado
para alternar empresas cadastradas no sistema.
Alternar usuário (Shift+F12)
É utilizado
para alternar entre os usuários (funcionários) cadastrados. Assim, cada um no
seu respectivo centro de custos (departamento) tem o sistema customizado, com
opção de limitar funcionalidades do sistema.
5. Funcionalidades - Módulo Estoque
Consulta de
Estoque (Posição de Estoque – Ctrl+F7) – veja o vídeo aqui
Ao clicar no
módulo <Estoque>, item <Posição de Estoque> ou no botão de acesso
rápido (botões superiores destacados), os dados de estoque serão exibidos
(quantidade, custo médio, reposição). Ao clicar 2 vezes sobre um produto, os
detalhes do produto serão exibidos. A impressão está disponível através do
botão <Imprimir> (segundo botão da
consulta, ou pelo módulo Relatórios > Estoque > Posição
de Estoque>).
Reajuste de preços
É utilizado
para selecionar o(s) produto(s) que serão reajustados, com opção pelo preço de
compra ou venda, e parametrizável por porcentagem ou valor.
Após
selecionado(s), o(s) produto(s) serão reajustados sempre que houver
movimentação. Clique em <Ok> para visualizar os produtos em estoque,
selecione os que serão reajustados, insira o percentual ou valor a ser
agregado/descontado, selecione compra ou venda e salve, clicando no botão
<Salvar> .
Tabela de Preços – veja o
vídeo aqui
É utilizado
para compor uma tabela de preços específica com vários tipos de filtragens e
inserções. No exemplo, uma tabela de preços reajustada para distribuidores pelo
preço de compra e alguns produtos na lista. Os reajustes são feitos por
porcentagem ou valor (para cima ou para baixo). É possível a criação de vários
tipos de tabelas com os mais variadas finalidades, por exemplo: venda para clientes,
distribuidores, por tipo de venda, etc).
Cálculo do Custo Médio
É utilizado
para atualizar o custo médio do estoque. Basta selecionar o período e, caso
forem utilizados reajustes pelo preço de compra, selecionar o “box” com essa
informação.
Consulta rápida de Produtos (Ctrl+F8)
É utilizado
para consultar rapidamente um produto em estoque, bastando para isso digitar o
número do código interno do produto no sistema (sem necessidade dos zeros “
Para ver o
cadastro do produto, basta clicar em <Ver cadastro>.
Recursos que agilizam cotação de materiais: seleção de
fornecedores, inserção de produtos com busca livre ou pelo ponto de estoque
(mínimo ou máximo), geração de planilhas XLS ou CSV para os fornecedores
preencherem os preços, importação das planilhas preenchidas pelos fornecedores,
classificação das melhores ofertas, geração dos pedidos de compra para cada
fornecedor que ganhou a cotação para os ítens classificados.
Pedido de
Compra (Ctrl+F9)
– veja o vídeo aqui
É utilizado
para cadastrar e acompanhar os pedidos de compra.
Campo |
Formato |
Descrição |
Documento |
Numérico |
Código
interno do pedido no sistema |
Data de
emissão |
Data |
Data de emissão
do pedido (obrigatório) |
Prazo
de entrega |
Data |
Data de
entrega do pedido (obrigatório) |
Status |
|
Status do
pedido (em aberto, baixado, parcialmente baixado, cancelado |
Cód. Fornecedor |
Numérico |
Digite o
código do fornecedor ou clique no ícone ao lado <Procurar> |
Botão
Cadastro do Fornecedor |
Função |
Clique no
ícone para abrir, alterar ou visualizar o cadastro do Fornecedor |
Razão
Social/Nome do Fornecedor |
Alfanumérico |
Nome do
fornecedor, razão social ou nome fantasia |
Telefone |
Numérico |
DDD e
telefone do fornecedor |
Observações |
Alfanumérico |
Observações
do pedido |
Condições
de pagamento |
Combo |
Condição
de pagamento do pedido |
Botão
“Visualizar contas a pagar geradas” |
Função |
Clique no
ícone para visualizar as contas a pagar geradas |
Condições
de entrega |
Opção |
Condição
de entrega do pedido. |
Valor
do frete |
Valor |
Se entrega
com frete, informar o valor do frete |
Código
do produto |
Numérico |
Digite o
código do produto ou clique no ícone ao lado <Procurar> |
Botão
“Cadastro do Produto”
|
Função |
Clique no
ícone para abrir, alterar ou visualizar o cadastro do produto |
Quantidade |
Numérico |
Quantidade
do produto |
Preço
unitário |
Valor |
Preço
unitário do produto |
ICMS
(%) |
Porcentagem |
Percentual
de ICMS |
IPI |
Porcentagem |
Percentual
de IPI |
Tipo de
desconto |
Opção |
Tipo de
desconto no item (por valor ou percentual) |
Desconto |
Valor |
Valor do
desconto do item |
Total
do produto |
|
Total do
produto (calculado) |
Tipo de
desconto do pedido |
Opção |
Tipo de
desconto no pedido (por valor ou percentual) |
Desconto
do pedido |
Valor |
Valor do
desconto do pedido |
o Para adicionar produtos no pedido:
Digitar ou
procurar produtos e informar a quantidade e preço unitário, e clicar em
<Inserir item>
Para
continuar inserindo, seguir os mesmos passos.
Para remover
um produto específico, clique no botão <Remover item>
Para remover
todos os produtos da lista, clique em <Limpar campos do produto>
É possível
imprimir o pedido, clicando no botão <Imprimir>
Ao clicar no
botão “Visualizar contas a pagar geradas” ,
ao lado do combo <Condições de pagamento>, as parcelas correspondentes ao
pedido serão exibidas.
Entrada de
nota fiscal de fornecedor (Ctrl+F11) – veja o vídeo aqui
É utilizado
para cadastrar a nota fiscal dos produtos adquiridos do fornecedor. O pedido de
compra será automaticamente baixado (se informado) e a quantidade do produto em
estoque será automaticamente ajustado.
Campo |
Formato |
Descrição |
Documento |
Numérico |
Código
interno da nota fiscal de entrada no sistema |
Nota Fiscal |
Numérico |
Número da
nota fiscal do fornecedor (obrigatório) |
Pedido
originário |
Numérico |
Digite o
código do pedido de compra ou clique no ícone ao lado <Procurar>
(opcional) |
Código
do fornecedor |
Numérico |
Digite o
código do fornecedor ou clique no ícone ao lado <Procurar>
(obrigatório) |
Condições
de pagamento |
Combo |
Selecione
a condição de pagamento (obrigatório) |
Data de
entrada |
Data |
Data de
entrada da nota fiscal (obrigatório) |
Natureza
da operação |
Combo |
Selecionar
a natureza da operação |
Observações |
Alfanumérico |
Observações
da nota |
Código
do produto |
Numérico |
Digite o
código do produto ou clique no ícone ao lado <Procurar> |
Observações |
Alfanumérico |
Insira
informações adicionais se necessário |
Quantidade |
Numérico |
Quantidade
do produto |
Preço
unitário |
Valor |
Preço
unitário do produto |
ICMS
(%) |
Porcentagem |
Percentual
de ICMS |
IPI |
Porcentagem |
Percentual
de IPI |
Total
do produto |
|
Total do
produto (calculado) |
Necessário
para movimentação manual de estoque (inventário inicial, perda, etc). Os
registros gerados automaticamente pela baixa de itens de compra e pela entrada
da nota fiscal de compra estarão disponíveis para consulta. Os produtos poderão
ser ajustados manualmente através desse cadastro (perda de produtos ou qualquer
outro ajuste).
6. Funcionalidades - Módulo Ordem de
Serviço (Ctrl+F12) – veja o
vídeo aqui
É utilizado para
consertos, garantias e orçamentos. Pode-se inserir produtos e serviços.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código
da OS |
Numérico |
Código
interno da os no sistema |
Data de
entrada / Hora |
Numérico |
Data de
entrada da ordem de serviço |
Tipo da
OS |
Combo |
Selecionar
tipo da os. Para a OS ser efetivada como venda na baixa, é necessário
selecionar o tipo “Conserto” |
OS
Anterior |
Numérico |
OS
anterior, para casos de garantia |
Status |
|
Status da
OS |
Técnico
responsável |
Combo |
Selecionar
o técnico responsável. Os técnicos são cadastrados no cadastro de
funcionários. |
Previsão
de entrega |
Data |
Data de
previsão de entrega da OS. |
Valor
do Frete |
Valor |
Se existir
frete, preencher o valor |
Data da
aprovação |
Data |
Data da
aprovação da OS. Somente OS aprovadas podem ser baixadas. |
Garantia
até |
Data |
Data
limite da garantia. |
Observações |
Alfanumérico |
Observações
da OS. |
Código
do Cliente |
Numérico |
Digite o
código do cliente ou clique no ícone ao lado <Procurar> |
Código
do Produto |
Numérico |
Digite o
código do produto ou clique no ícone ao lado <Procurar>. Pode-se
digitar os dados do objeto a ser consertado, pois no caso de uma oficina não
é necessário cadastrar os carros, por exemplo. |
Descrição
do problema |
Alfanumérico |
Descrição
do problema relatado pelo cliente. |
Condições
de entrada |
Alfanumérico |
Descrição
das condições de entrada do equipamento. |
Diagnóstico |
Alfanumérico |
Descrição
do reparo. |
Serviços
prestados |
|
Selecionar
os serviços prestados na OS, exemplo: valor da mão-de-obra. |
Materiais
utilizados |
|
Selecionar
os produtos utilizados no reparo, por exemplo: troca de uma peça defeituosa
por outra nova existente em estoque. |
7. Funcionalidades - Módulo vendas
Orçamento (Shift+F1) – veja o
vídeo aqui
Poderá ser
utilizado como uma pré-venda, pois a partir do orçamento será gerado o pedido
de venda com todas as informações já digitadas.
Campo |
Formato |
Descrição |
Orçamento |
Numérico |
Código
interno do orçamento no sistema |
Data de
emissão |
Data |
Data de
emissão do orçamento |
Data de
entrega |
Data |
Data de
entrega do pedido, se aprovado |
Condições
de pagamento |
Combo |
Condição
de pagamento; clique no botão <Inserir condições de pagamento>para
adicionar outras formas de pagamento. Para remover, clique no botão “Remover
formas de pagamento> |
Vendedor |
|
Nome do
vendedor logado no sistema |
Condições
de entrega |
Opção |
Condição
de entrega do pedido, se aprovado; informe o valor do frete (se existir) |
Status
do Orçamento |
|
Exibe o
status do orçamento (em aberto/baixado/cancelado) |
Valor
do frete |
Valor |
Se
condição for entrega com frete, informar o valor do frete |
Observações
do orçamento |
Alfanumérico |
Observações
do orçamento |
Status
do orçamento |
|
Status do
orçamento (em aberto, baixado ou cancelado) |
Código
do cliente |
Numérico |
Digite o
código do cliente ou clique no ícone ao lado <Procurar> |
Código
do produto |
Numérico |
Digite o
código do produto ou clique no ícone ao lado <Procurar> |
Quantidade |
Numérico |
Quantidade
do produto |
Preço
unitário |
Valor |
Preço
unitário do produto |
ICMS
(%) |
Porcentagem |
Percentual
de ICMS |
IPI |
Porcentagem |
Percentual
de IPI |
ICMS ST
(%) |
Porcentagem |
Percentual
do ICMS Substituição Tributária |
Tipo de
desconto |
Opção |
Tipo de
desconto no item (por valor ou percentual) |
Desconto |
Valor |
Valor do
desconto do item |
Total
do item |
|
Total do
produto (calculado) |
Tipo de
desconto |
Opção |
Tipo de
desconto no total do orçamento (valor ou percentual) |
Desconto
no total do orçamento |
Valor |
Valor do
desconto total do orçamento |
Margem
de lucro |
Porcentagem |
Percentual
do lucro |
Para
efetivar o orçamento, clique no botão <Baixar>
. Automaticamente será aberto a tela de pedido de venda já com os dados do
orçamento. Ao efetivar a venda, o orçamento será automaticamente baixado.
Orçamento rápido (Shift+F7)
Segue o
mesmo parâmetro do Orçamento, porém com menos informações, agilizando o
orçamento/venda de um produto. Ideal para orçamentos feitos em balcão, com a
venda podendo ser efetivada
posteriormente, clicado no botão <Baixar Orçamento>.
É possível também inserir Dados dos Serviços prestados, como por exemplo,
instalação de Sistema Operacional.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema |
Data
Emissão |
Numérico |
Data da
emissão do orçamento, selecionável pelo calendário ou por digitação simples, exemplo: 070111. O
sistema formata automaticamente para 07/01/2011 |
Vendedor |
Combo |
Seleção do
vendedor que efetuou o orçamento |
Status
do Orçamento |
|
Exibição
do Status do Orçamento |
Cliente
/ Observações do Orçamento |
Alfanumérico |
Descrição
do cliente e de observações do orçamento ou seleção de alguma observação
pré-cadastrada no sistema |
Tabela
de Preços |
Combo |
Seleção de
uma tabela de preços pré-cadastrada no sistema |
DADOS
DOS PRODUTOS |
|
|
Código |
Numérico |
Código
interno no sistema, podendo ser digitado ou aberto via <Procura> |
Descrição
do Produto |
Alfanumérico |
Descrição
do produto selecionado |
Os dados de
um orçamento podem ser transferidos para uma nova Ordem de Serviços, bastando
clicar no botão <Transferir dados para uma nova ordem de serviço>.
O orçamento pode ser impresso em matricial clicando no botão <Imprimir em
Matricial> .
É possível também a impressão da ficha de separação de estoque, através do
botão .
Pode ser impresso também um recibo simples, clicando no botão .
Esses comandos valem tanto para o Orçamento como para o Orçamento Simples.
Consulta Orçamentos
É utilizado
para consultar os orçamentos. Os orçamentos em aberto poderão ser baixados
manualmente.
Pedido de
venda (Shift+F2)
– veja o vídeo aqui
É utilizado
para registrar os pedidos de venda. Os registros no contas a receber serão
gerados automaticamente conforme condição de pagamento selecionado.
Campo |
Formato |
Descrição |
Pedido |
Numérico |
Código
interno da venda no sistema |
Orçamento |
Numérico |
Digite o
código do orçamento ou clique no ícone ao lado <Procurar> para puxar as
informações de um orçamento pré-existente (opcional) |
O.S. |
Numérico |
Digite o
código de uma Ordem de Serviço em aberto existente ou clique no botão
<Procurar> |
Data de
emissão |
Data |
Data de
emissão do pedido |
Data de
entrega |
Data |
Data de
entrega do pedido |
Hora |
Hora |
Hora da entrega |
Status
do Pedido |
|
Exibe o
Status do pedido (em aberto, baixado, cancelado) |
Botão
“Visualizar informações complementares” |
|
Clique
para exibir informações complementares do pedido, como Status, Faturamento,
número da Nota Fiscal Eletrônica, Série, ID da NFe, Data de emissão da NFe e
Status da Nfe |
Código
do cliente |
Numérico |
Digite o
código do cliente ou clique no ícone ao lado <Procurar> |
Razão
Social/Nome do cliente |
Alfanumérico |
Nome ou
razão social do cliente (pré-cadastrado pelo usuário) |
Tabela de
preços |
Combo |
Selecione
a tabela de preços pré-definida com o preço de venda |
Vendedor |
|
Nome do
vendedor (será gerado comissão a partir dessa seleção) |
Condições
de pagamento |
Combo |
Condição
de pagamento – clique no botãopara inserir mais condições de pagamento |
Nota
fiscal |
Numérico |
Código
interno gerado pelo sistema para consultas posteriores e controle |
Condições
de entrega |
Opção |
Condição
de entrega do pedido Á retirar
– o pedido será baixado Entrega s/
Acréscimo – o pedido estará em aberto, aguardando entrega Entrega c/
Frete – o pedido estará em aberto, aguardando entrega |
Valor
do frete |
Valor |
Se
condição for entrega com frete, informar o valor do frete |
Código
do produto |
Numérico |
Digite o
código do produto ou clique no ícone ao lado <Procurar> |
Quantidade |
Numérico |
Quantidade
do produto |
Preço
unitário |
Valor |
Preço
unitário do produto |
ICMS
(%) |
Porcentagem |
Percentual
de ICMS |
IPI |
Porcentagem |
Percentual
de IPI |
ICMS ST
(%) |
Porcentagem |
Percentual
de ICMS Substituição Tributária |
Tipo de
desconto |
Opção |
Tipo de
desconto no item (por valor ou percentual) |
Desconto |
Valor |
Valor do
desconto do item |
Total
do item |
|
Total do
produto (calculado) |
Tipo de
desconto do pedido |
Opção |
Tipo de
desconto no total da venda (por valor ou percentual) |
Desconto
do pedido |
Valor |
Valor do
desconto total do pedido |
Total
do Ítem |
Valor |
Total do
ítem selecionado |
Adicionar
Produto |
|
Botão para
adicionar produto selecionado |
Remover
Produto |
|
Botão para
remover produto selecionado |
Observações
do Ítem |
|
Clique
neste botão para adicionar informações adicionais do ítem |
Limpar
campos do produto |
|
Botão para
remover todos os ítems selecionados e limar a lista dos produtos selecionados
|
O sistema poderá ser parametrizado para movimentar o estoque
na emissão do pedido ou na baixa do pedido. O mesmo acontece para a
movimentação financeira. O padrão é o sistema movimentar o estoque, e disparar
o faturamento ao emitir a nota fiscal.
Após os dados serem preenchidos, salve o pedido de venda
através do botão <Salvar> .
Após salvo e o pedido entregue, você deve baixá-lo manualmente através do botão
<Baixar>.
Para emitir a Nota Fiscal Eletrônica, basta clicar no botão <Emitir Nota
Fiscal Eletrônica> ,
bastando preencher os dados complementares. Após o preenchimento, você pode
emitir a nota e consultar o Status através do botão <Gerenciador de Nota
Fiscal Eletrônica>, em destaque abaixo:
Ao acessar o gerenciador, é possivel conferir o status das
NFes emitidas.
Consulta Pedidos
É utilizado
para consultar pedidos salvos anteriormente, podendo dar baixa naqueles que
estão em aberto, e emitindo a NFe posteriormente.
É possível
utilizar filtros específicos para uma consulta mais detalhada, como por
Período, nome do Vendedor, Número da Nota Fiscal, Nome do Cliente, Produto,
Condição de Pagamento, etc.
Emissão de Nota Fiscal (Shift+F3) – veja o vídeo aqui
Nessa tela, se o orçamento ou pedido estiver
pré-cadastrado, somente os dados complementares deverão ser preenchidos para
complementar o pedido e emitir a nota fiscal (CFOP, quantidade e volume, peso,
transportador, observações complementares).
Efetuando uma venda a partir da Emissão de Nota Fiscal – veja o vídeo aqui
É possível gerar uma nova venda a partir da Emissão,
bastanto clicar em <Novo Registro> e preencher os dados. A nota poderá
ser emitida após clicar em <Salvar> .
Se todos os dados forem preenchidos corretamente, três caixas de confirmação
irão aparecer, uma de cada vez, bastanto a confirmação (SIM) em cada uma delas.
Nota Fiscal Complementar
É utilizado para complementar os dados de uma nota emitida
anteriormente. Na complementar, os dados não serão consistidos, e deverão ser preenchidos
manualmente.
Devolução Parcial de Produtos
É utilizado
inserção dos produtos a serem devolvidos. O sistema gera o movimento no estoque
assim que o documento é salvo. Os produtos devem ser inseridos manualmente à
partir da consulta do pedido.
Faturamento
É utilizado
para dar baixa manual nos faturamentos, podendo ser utilizado filtros
específicos (período, cliente, vendedor, produto, etc.).
Comissões
& Fechamento de Caixa
É utilizado
para calcular a comissão dos vendedores/técnicos no período selecionado e por
filtragens (Vendas ou Ordem de Serviço, por pedido baixado ou faturado ou
geradas anteriormente).
Para visualizar
as comissões, digite o período e filtragens e clique em <Ok> . Após o
processamento, serão exibidos os vendedores/técnicos com as informações de
vendas ou Ordem de Serviço. Ao clicar no vendedor, serão exibidas as vendas do
período digitado. Para gerar a comissão, selecione os funcionários através do
checkbox no grid e clique no botão <Salvar>. Automaticamente será gerado
um registro no contas a pagar das comissões. O mesmo vale para as comissões
para os técnicos.
Entregas (Shift+F4)
Após o
pedido de venda ser efetivado, as entregas poderão ser controladas (somente
para pedidos com entrega sem acréscimo ou com frete), podendo ser parcial ou
total. O romaneio de entrega também está disponível para impressão através do
botão <Imprimir pedido>
Baixar pedido de Venda
É utilizado
para dar baixas manuais em pedidos salvos anteriormente. Após a tela “Consulta”
ser aberta, basta selecionar o pedido em aberto e seguir os passos do “Pedido
de Venda” exemplificado anteriormente.
Venda rápida / Orçamento
É utilizado para vendas rápidas via balcão/PDV. Ágil para
orçamento no balcão, e na mesma tela o orçamento pode ser efetivado como venda.
O cupom poderá ser impresso tanto no modo orçamento como no modo pedido. A nota
fiscal poderá ser emitida pelo retaguarda posteriormente.
8. Funcionalidades - Módulo Financeiro
Contas
a pagar >
Cadastro (Shift+Ctrl+F1) – veja o vídeo aqui
É utilizado
para visualizar os lançamentos automáticos gerados pelos pedidos de compras. É
possível também cadastrar e alterar manualmente contas a pagar.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno do registro no sistema |
Duplicata/Fatura |
Alfanumérico |
Código da
duplicata/fatura (obrigatório) |
Data de
emissão |
Data |
Data de
emissão do registro (obrigatório) |
Código
do fornecedor |
Numérico |
Digite o
código do fornecedor ou clique no ícone ao lado <Procurar>
(obrigatório) |
Data de
vencimento |
Data |
Data de
vencimento (obrigatório) |
Documento |
Alfanumérico |
Registro
relacionado (utilizado internamente pelo sistema) |
Status |
|
Status do
registro |
Histórico
do lançamento |
Alfanumérico |
Descrição
do lançamento |
Banco/Agência/Conta |
Combo |
Selecionar
a conta relacionada ao registro |
Tipo de
débito |
Combo |
Tipo de
débito. Esse item é cadastrado no menu Cadastro -> Financeiro -> Tipo
de débito. É útil para agrupar contas por tipo no fluxo de caixa. |
Espécie |
Combo |
Espécie
(cheque, dinheiro, doc, etc) |
Valor
bruto |
Valor |
Valor
bruto da duplicata |
Data de
desconto |
Data |
Data de
desconto da duplicata, se existir |
Valor
de desconto |
Valor |
Valor de
desconto da duplicata, se existir |
Data de
abatimento |
Data |
Data de
abatimento da duplicata, se existir |
Valor
de abatimento |
Valor |
Valor de
abatimento da duplicata, se existir |
Valor
líquido |
|
Valor
líquido da duplicata (calculado) |
Data de
pagamento |
Data |
Data de
pagamento (para baixa) |
Valor |
Valor |
Valor pago |
Para
registros gerados automaticamente, o ícone <exibir contas relacionadas> visualizará os lançamentos relacionados (se
parcelado, por exemplo).
Contas
a receber >
Cadastro (Shift+Ctrl+F2)
É utilizado
para visualizar os lançamentos automáticos gerados pelos pedidos de venda. É
possível também cadastrar e alterar manualmente contas a receber.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código |
Numérico |
Código
interno do registro no sistema |
Duplicata/Fatura |
Alfanumérico |
Código da
duplicata/fatura (obrigatório) |
Data de
emissão |
Data |
Data de
emissão do registro (obrigatório) |
Código
do cliente |
Numérico |
Digite o
código do cliente ou clique no ícone ao lado <Procurar> (obrigatório) |
Data de
vencimento |
Data |
Data de
vencimento (obrigatório) |
Documento |
Alfanumérico |
Registro
relacionado (utilizado internamente pelo sistema) |
Status |
|
Status do
registro |
Histórico
do lançamento |
Alfanumérico |
Descrição
do lançamento |
Banco/Agência/Conta |
Combo |
Selecionar
a conta relacionada ao registro |
Tipo de
crédito |
Combo |
Tipo de
crédito. Esse item é cadastrado no menu Cadastro -> Financeiro -> Tipo
de débito. É útil para agrupar contas por tipo no fluxo de caixa. |
Espécie |
Combo |
Espécie
(cheque, dinheiro, doc, etc) |
Valor
bruto |
Valor |
Valor
bruto da duplicata |
Data de
desconto |
Data |
Data de
desconto da duplicata, se existir |
Valor
de desconto |
Valor |
Valor de
desconto da duplicata, se existir |
Data de
abatimento |
Data |
Data de
abatimento da duplicata, se existir |
Valor
de abatimento |
Valor |
Valor de
abatimento da duplicata, se existir |
Valor
líquido |
|
Valor
líquido da duplicata (calculado) |
Data de
pagamento |
Data |
Data de
pagamento (para baixa) |
Valor |
Valor |
Valor pago |
Visualiza Lançamentos (Shift+Ctrl+F3)
É utilizado
para visualizar os lançamentos (a pagar/a receber) com opção de filtragens por período, tipo,
número da duplicata, cliente, etc.
Baixar duplicatas em lote – veja o vídeo aqui
É utilizado
para baixa manual de duplicatas em lote (a parar/a receber), bastando
selecionar as duplicatas (com opção de filtragens) e clicando no botão
<Baixar duplicata(s)> .
Cheques
emitidos/a emitir
(Shift+Ctrl+F4) – veja o vídeo aqui
Controla
todos os cheques emitidos ou a emitir (pagar). Na baixa, o registro será
lançado automaticamente na movimentação financeira.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código
do cheque |
Numérico |
Código
interno do cheque no sistema |
Data de
emissão |
Data |
Data de
emissão do registro (obrigatório) |
Código
do fornecedor |
Numérico |
Digite o
código do fornecedor ou clique no ícone ao lado <Procurar>
(obrigatório) |
Status |
|
Status do
cheque |
Banco/Agência/Conta |
Combo |
Conta
relacionada ao cheque a pagar (obrigatório) |
Número
do cheque |
Numérico |
Número do
cheque (obrigatório) |
Valor |
Valor |
Valor do
cheque (obrigatório) |
Data de
vencimento |
Data |
Data para
pagamento do cheque (obrigatório) |
Data da
baixa |
Data |
Data da
baixa do cheque |
Documento |
Numérico |
Código
gerado automático pelo sistema |
Tipo de
débito |
Combo |
Tipo de
débito |
Observações |
Alfanumérico |
Campo
aberto para observações do cheque emitido |
Cheques
recebidos/a receber
(Shift+Ctrl+F5) – veja o vídeo aqui
Controla
todos os cheques recebidos ou a receber. Na baixa, o registro será lançado
automaticamente na movimentação financeira.
Campo |
Formato |
Descrição |
Código
do cheque |
Numérico |
Código
interno do cheque no sistema |
Data de
emissão |
Data |
Data de
emissão do registro (obrigatório) |
Código
do cliente |
Numérico |
Digite o
código do cliente ou clique no ícone ao lado <Procurar> (obrigatório) |
Status |
|
Status do
cheque |
Banco |
Combo |
Banco do
cheque recebido |
Agência |
Numérico |
Agência do
cheque recebido |
Conta |
Numérico |
Número da
conta do cheque recebido |
Número
do cheque |
Numérico |
Número do
cheque (obrigatório) |
Valor |
Valor |
Valor do
cheque (obrigatório) |
Data de
vencimento |
Data |
Data para
pagamento do cheque (obrigatório) |
Data da
baixa |
Data |
Data da
baixa do cheque |
Banco/Agência/Conta
a creditar |
Combo |
Conta a
creditar no sistema quando baixado |
Documento |
Numérico |
Código
gerado automático pelo sistema |
Tipo de
crédito |
Combo |
Tipo de
crédito |
Observações |
Alfanumérico |
Campo
aberto para observações do cheque emitido |
Repassado
para |
Alfanumérico |
Informar
quando o cheque recebido for repassado a terceiros |
Data do
repasse |
Data |
Data do
repasse do cheque |
Tipo de
desconto |
Opção |
Tipo de
desconto no repasse do cheque |
Valor
descontado |
Valor |
Valor
descontado no repasse |
Valor
líquido |
|
Valor
líquido (calculado) |
Para
procurar cheques, entre no cadastro de cheques emitidos/recebidos e clique no
ícone ao lado do código do cheque. A busca poderá ser feita por uma ou todas as
opções.
Movimentação
em C/C (Conta corrente) e em Caixa (Shift+Ctrl+F6)
Exibe ou
cadastra registros na movimentação financeira. Os registros cadastrados serão
exibidos no extrato de movimentação financeira.
Campo |
Formato |
Descrição |
Registro |
Numérico |
Código
automático do sistema |
Data de
movimento |
Data |
Data de movimentação |
Histórico
do lançamento |
Alfanumérico |
Histórico
de lançamento do registro. O histórico poderá ser digitado ou poderá ser
cadastrado no menu Cadastro -> Histórico |
Banco/Agência/Conta |
Combo |
Conta
relacionada ao lançamento |
Tipo de
lançamento |
Opção |
Débito ou
crédito |
Tipo de
débito/crédito |
Combo |
Tipo de
movimentação |
Documento |
|
Exibido se
for gerado automaticamente pelo sistema |
Parcela |
|
Exibido se
for gerado automaticamente pelo sistema |
Valor |
Valor |
Valor do
lançamento |
Conta
relacionada |
|
Exibido se
for gerado automaticamente pelo sistema |
Cheque
relacionado |
|
Exibido se
for gerado automaticamente pelo sistema |
Saldo |
|
Saldo no
momento do lançamento |
Livro Caixa
É utilizado
para visualização do caixa, com filtragem por Plano de contas à partir das
Receitas e suas ramificações. É possível utilizar filtragens por dia, período e por histórico.
Extrato de
movimentação financeira (Shift+Ctrl+F7) – veja o vídeo aqui
Exibe o
extrato de movimentação do período informado. Poderá ainda ser filtrado por
conta, e exibir totais diários ou no final do período.
Fluxo de
Caixa
(Shift+Ctrl+F8)
Exibe o
fluxo de caixa diário, a partir do período informado.
Importar
Movimentação (arquivo OFX gerado pelo seu bankline)
É utilizado para
importar os dados de um arquivo OFX para o sistema. Basta procurar o arquivo,
abri-lo e em seguida selecionar a <Conta Relacionada>. Depois, clique em
<Salvar> .
É utilizado para
recálculo de contas. Selecione a conta e clique em < Salvar> .
Resumo
Financeiro
(Shift+Ctrl+F9)
Exibe um
total geral das contas correntes e contas a pagar e a receber.
Ø Resumo Financeiro
Clicando no
valor a pagar ou a receber, serão exibidos todos os lançamentos
correspondentes.
9. Módulo Newsletter (informativos)
É utilizado para
inserção de informações importantes à serem enviadas para clientes e
fornecedores, podendo ser enviada via mala direta posteriormente via e-mail.
Cadastrando um
informativo: NEWSLETTER > Cadastro
Nesta tela, você
insere as informações a serem salvas e posteriormente enviadas. É possível
importar um arquivo HTML. Após a inserção das informações, salve o newsletter.
Enviando o
informativo: NEWSLETTER > Envio de Newsletter
Basta selecionar
os destinatários (necessário terem em seus cadastros o e-mail), selecionar o
modelo pré-cadastrado anteriormente e clicar em <Enviar e-mails>
10.
Módulo Administrador – veja o vídeo aqui
É utilizado para
inserir tarefas importantes à serem cumpridas. As tarefas ficarão fixadas num
“stick” sempre visível.
A tarefa tem
filtragem por usuário do sistema, sendo assim, cada usuário visualiza somente a
sua tarefa. Para inserir uma tarefa, basta abrir a caixa de diálogo ou clicar
em “Nova Tarefa” no stick. Insira a data, e no campo “Descrição da Tarefa”,
digite a tarefa. Após isso, basta selecionar o usuário a ser direcionada a
tarefa e clique em “Salvar”.
Serve como uma
mini-agenda. Basta inserir a anotação e clicar em “Salvar”, ou mesmo utilizar o
stick fixo no sistema, clicando em “Nova Anotação”. As anotações são visíveis à
todos os usuários que possuam essa utilidade selecionada.
Enviar NF-e´s
para contabilidade
Para enviar as
notas para a contabilidade, é necessário ter cadastrado o e-mail da
contabilidade. Para isso, vá em ADMINISTRADOR > Configurações , e vá na aba
“Nota Fiscal Eletrônica”.
Após inserido o e-mail, salve as
configurações no botão <Salvar Registro>.
É utilizado para
salvar um arquivo de backup (restauro) do sistema. É de extrema importância salvar backups regularmente para posterior
restauro (se necessário). Para isso, vá em “ADMINISTRADOR > Backup e
Restauração” e selecione a tarefa a ser realizada. Para salvar um arquivo,
basta selecionar “Backup”. Uma tela com confirmação irá surgir, basta nomear o
arquivo ou deixar o sistema nomeá-lo automaticamente.
Após a confirmação,
clique em “SALVAR” e, na tela do sistema, clique em “OK”.
Para restaurar
um arquivo, selecione “Restaurar Backup” e clique em “OK”.
Configurações (Shift+Ctrl+F12)
É utilizado para
parametrizar o sistema. Basta selecionar as opções e clicar em <Salvar
Registro>.
É utilizado para
restaurar as configurações originais do sistema.
Controle de
acesso – veja o
vídeo aqui
É utilizado
para controlar o que poderá ser visualizado por cada departamento ou por cada
usuário. Ao cadastrar um novo usuário, o administrador do sistema deverá
liberar os acessos para o novo funcionário através do controle de acesso.
Utilitários
Conjunto de
utilitários relevantes para o administrador do sistema.
11. Atualizações, Backup e Acesso
Remoto
Quando é
lançado uma nova versão do sistema, automaticamente o sistema irá detectar e
exibir a mensagem para baixar a atualização. Caso o sistema não detecte a nova
atualização devido a algum bloqueio de firewall ou antivirus, baixe a
atualização pelo link do help desk.
Após extração dos arquivos, a
atualização será iniciada - a atualização poderá ser feita com o sistema
aberto - para atualização em rede, atualizar 1 PC por vez |
Segue abaixo instruções de como efetuar backup completo do
NeXT ERP em caso de troca ou problemas no PC/sistema operacional em que seja
necessário a formatação do computador.
Antes de efetuar os procedimentos abaixo, fechar o sistema NeXT ERP.
Efetuando o backup completo do NeXT ERP
Clicar em "backup completo do
sistema" e selecionar a unidade e diretório que será salvo o backup
(pode ser pendrive ou outro HD) |
Backup efetuado, antes de formatar
verifique se o backup foi realmente gravado no diretório e unidade informados |
Restaurando o backup após a formatação ou
troca do computador
Após formatar o PC, copiar o backup
para o PC local ou conectar o dispositivo (pen drive) e pesquisar no windows
as inicias do nome do arquivo (nextbkp) |
Ao abrir o backup, copiar o
diretório para o HD (no exemplo é unidade C , poderiam existir outras como D
ou E) |
Após a
restauração, baixe a instalação completa no help desk e reinstale o sistema no
mesmo diretório.
Segue instruções de suporte remoto para usuários NeXT ERP /
NeXT ERP Auto Peças / NeXT NFe NeXT Finance, com os programas ShowMyPC e
Ammyy:
Na tela principal do sistema ,
localize os ícones do suporte remoto - Ammyy ou ShowMyPC - qualquer um poderá
ser utilizado |
1) Instruções para suporte via ShowMyPC
2) Instruções para suporte via Ammyy Admin
Confirme a execução caso apareça a
tela de segurança do Windows |
Enviar para o suporte NeXT o ID
gerado pelo Ammyy |